Mercado Segurador

Como a parceria com boas resseguradoras pode contribuir na venda de seguros?

11/10/2018
parceria com boas resseguradoras
Tempo de leitura 6 min

A parceria com boas resseguradoras pode ser um fator determinante para quem vende seguros. Afinal, essas empresas aceitam responsabilidades repassadas pelas seguradoras e exercem um papel de muita influência dentro desse mercado.

Levando isso em consideração, preparamos este artigo. Ao longo do texto, explicaremos como essas organizações podem contribuir na hora de fechar contratos. Também mostraremos outros fatores que são relevantes para vender um número maior de produtos.

Boa leitura!

O que é uma resseguradora? Descubra

A fim de explorar o tema com maior profundidade, entrevistamos João Géo Neto, que é CEO da Pottencial Seguradora. De acordo com ele, “a resseguradora é uma empresa autorizada a receber riscos repassados por seguradoras (resseguro) ou outros resseguradores (retrocessão)”.

Em termos resumidos, também podemos dizer que a resseguradora é a seguradora da seguradora e ela só pode fazer negócio com seguradoras. Para João, “essa parceria é uma forma que a seguradora tem de diluir sua responsabilidade”.

Segundo a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), ela “é a companhia (Resseguradora) que assume a responsabilidade de indenizar outra companhia (Seguradora) por meio de um contrato de Resseguro proporcional ou não proporcional”.

O resseguro, por sua vez, “é a operação pela qual o segurador transfere a outro, total ou parcialmente, um risco assumido por meio da emissão de uma apólice ou um conjunto delas. Dessa forma, reduz-se a responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo, cedendo a outro uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido”, conforme informações também divulgadas pelo site da Confederação.

Ou seja, se a resseguradora é a seguradora de outra seguradora, vale dizer que o resseguro — uma de suas principais atividades — é o seguro de outro seguro. Nele, o segurador transfere a outrem, total ou parcialmente, o risco assumido. Portanto, a grande função do ressegurador é a de promover a estabilidade nas carteiras das cedentes (Seguradoras que cedem risco às Resseguradoras) ou das retrocedentes (Resseguradoras que cedem risco à outras Resseguradoras ou Seguradoras).

Qual o papel da resseguradora no mercado de seguros?

Quando uma resseguradora não pode absorver um determinado risco de maneira integral, há como repassar parte dele por meio do resseguro. Nesse sentido, a grande estratégia do setor de resseguros consiste na pulverização dos riscos. Assim, nenhuma das empresas envolvidas fica sobrecarregada pela responsabilidade de arcar com a cobertura de seus segurados.

Imagine uma ocasião em que ocorrem diversos sinistros ou acontece um acidente de enormes proporções, capaz de comprometer o balanço financeiro da organização. Nesses casos, as seguradoras entregam a parte de um risco ou toda a carteira para uma resseguradora. A partir disso, os riscos são absorvidos e se desenvolve uma proteção extra contra catástrofes.

Em suma, ela resguarda as seguradoras de eventuais prejuízos que possam acontecer em decorrência das apólices negociadas. Por conta de todos esses fatores, as resseguradoras desempenham um papel de extrema relevância no mercado de seguros, tendo em vista que aumentam a capacidade de retenção de riscos.

O CEO da Pottencial nos ajuda a entender em quais tipos de seguro geralmente se faz a parceria com uma resseguradora: “o resseguro geralmente é mais utilizado em seguros de danos não massificados, por exemplo, Seguro Garantia, Riscos de Petróleo, Seguro Agrícola e Aeronáutico”, explica.

Outro especialista no assunto, Rafael da Mota Mendonça, que é sócio-fundador do escritório Antunes & Mota Mendonça Advogados, comentou, em entrevista concedida à revista Exame, sobre a influência das resseguradoras no mercado. Para ele, o aumento da atividade de seguros implica no crescimento das resseguradoras. Além disso, Mendonça também aponta uma tendência de crescimento no mercado de resseguros nos próximos anos, por conta da previsão de retomada na economia nacional. É provável que novos produtos surjam e o setor fique aquecido.

4 vantagens de fazer parceria com boas resseguradoras

Confira, logo abaixo, alguns dos principais benefícios decorrentes de parcerias com boas resseguradoras e entenda como elas podem influenciar positivamente na tomada de decisão.

Coberturas maiores

Como há um número maior de empresas envolvidas na formação da cobertura, é possível contar com valores maiores para mostrar ao segurado que um determinado produto é mais vantajoso que outros disponíveis no mercado.

Soluções customizadas

Você já se deparou com algum cliente — pessoa física ou jurídica — que tinha necessidades bastante específicas e não se sentiu atendido por nenhum de seus produtos?

Com o apoio das resseguradoras, a tendência é que haja a possibilidade de oferecer soluções totalmente customizadas para esse tipo de contratante. Afinal, essas companhias dispõem de estatísticas relacionadas a diversos riscos do mercado, o que permite a elaboração de produtos personalizados e direcionados a riscos típicos.

Mais tranquilidade e segurança

Como a seguradora e a resseguradora trabalharão juntas para pulverizar os riscos, o cliente final pode se sentir mais seguro no momento da contratação, pois sabe que há uma garantia por trás de eventuais prêmios e indenizações.

Acesso às novidades

“Resseguradores internacionais têm acesso às novidades no mercado de seguros mundial e podem contribuir para trazê-las ao mercado local”, explica João Géo Neto. Por causa desse fator, é possível oferecer produtos mais atrativos para os clientes e pensar em novas estratégias relacionadas a vendas, posicionamento no mercado e assim por diante.

Quais são as resseguradoras parceiras da Pottencial?

João esclarece que “as resseguradoras parceiras da Pottencial são reconhecidas internacionalmente, contam com elevados ratings nas classificações de risco de crédito e amplo know-how em diversos riscos. Dessa forma, agregam elevado valor ao negócio”. As companhias são:

  • EVEREST REINSURANCE COMPANY;
  • IRB BRASIL RESSEGUROS S/A;
  • LLOYD´S (LIBERTY);
  • HANNOVER RÜCK SE;
  • TRANSATLANTIC REINSURANCE COMPANY;
  • ODYSSEY REINSURANCE COMPANY;
  • SCOR BRASIL RESSEGUROS S.A.;
  • ASPEN INSURANCE UK LIMITED;
  • REASEGURADORA PATRIA S.A. (NATIONALE BORG);
  • MARKEL RESSEGURADORA DO BRASIL S.A.;
  • VALIDUS REINSURANCE (SWITZERLAND), LTD.;
  • NAVIGATORS INSURANCE COMPANY;
  • AMLIN EUROPE N.V.;
  • XL RESSEGUROS BRASIL S.A.;
  • ARCH REINSURANCE LTD.;
  • GENERAL INSURANCE CORPORATION OF INDIA;
  • ENDURANCE WORLDWIDE INSURANCE LIMITED;
  • AFRICAN REINSURANCE CORPORATION;
  • MS AMLIN AG;
  • TERRA BRASIS.

Enfim, é fato que a parceria com boas resseguradoras pode sim ajudar corretores a conquistar clientes e, por consequência, vender mais. Também vale destacar a importância cada vez maior que essas empresas têm no contexto do mercado de seguros.

Se você gostou do texto, aproveite para manifestar suas opiniões e dúvidas nos comentários!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply