Mercado Segurador

O que é sinistro e como proceder com o seguro nesses casos? 

fevereiro 19, 2019
o que é sinistro
Tempo de leitura 6 min

Os termos utilizados pelas seguradoras, muitas vezes, geram dúvidas para o segurado. Mas antes de contratar uma proteção pessoal, ou para a sua empresa, é essencial compreender o que significa cada informação indicada na apólice. É importante saber, por exemplo, o que é sinistro!

O principal motivo pelo qual há o acionamento do seguro no Brasil é por batidas de carro. No entanto, existem outras coberturas que podem proteger bens e transações, além de garantir tranquilidade. Isso se chama gerenciamento de riscos!

Saber o que é sinistro auxilia na compreensão da abrangência de uma cobertura securitária e contribui para o entendimento das obrigações de ambas as partes.

Para aqueles que buscam soluções securitárias empresariais, são muitas as opções disponíveis no mercado, como o Seguro Garantia, fiança locatícia ou riscos de engenharia. Todas essas são formas de encontrar tranquilidade. Mas antes de falar sobre a escolha de uma seguradora — para que tudo se mantenha sob controle — é preciso compreender o que é sinistro.

Sinistro: o que isso quer dizer? Entenda

O sinistro é a manifestação concreta do risco que é previsto no contrato de seguro, no período de vigência da apólice, e que ocasiona prejuízo de ordem material, pessoal ou mesmo de responsabilidade. Ele gera o dever de a seguradora indenizar o risco coberto pela apólice, e se concretiza com a ocorrência do fato gerador (fato/risco que gera o sinistro) dentro da vigência da apólice.

Quando há a ocorrência de descumprimento coberto pela apólice e que cause perda financeira para a seguradora, há o sinistro. O amparo técnico por parte da seguradora acontece exclusivamente para aquilo que está previsto no contrato de seguro.

Sinistro no caso do seguro de fiança locatícia, por exemplo, ocorre quando há o não pagamento do aluguel ou encargos por parte do segurado — evento que é caracterizado pela decretação de despejo, abandono do imóvel ou entrega das chaves, sem o cumprimento das obrigações financeiras.

Mas esse é só um tipo de cobertura e sinistro. Confira, a seguir, outros exemplos.

Quais os principais tipos de sinistro?

O tipo de sinistro varia de acordo com a cobertura securitária contratada. Tendo em vista que o sinistro é a ocorrência do risco previsto no contrato com prejuízo material ao bem assegurado, sua existência varia conforme o dano causado ao bem ou transação protegida.

Entenda alguns tipos de sinistro:

  • Sinistro de Seguro Garantia: descumprimento de cláusulas em um contrato a partir das modalidades oferecidas;
  • Sinistro de Seguro Fiança Locatícia: não pagamento dos aluguéis e/ou encargos por parte do inquilino, evento que é caracterizado pela decretação de despejo, abandono do imóvel ou entrega das chaves, sem o cumprimento das obrigações financeiras;
  • Sinistro de Seguro Aeronáutico: acidente que envolve prejuízos sofridos à aeronave, tripulantes e seus passageiros, desde que façam parte das coberturas contratadas;
  • Sinistro de Seguro de Riscos Diversos de Equipamentos: danos causados em equipamentos de construção civil, agrícolas, tomógrafos etc.;
  • Sinistro de Seguro de Riscos de Engenharia: ocorrência de prejuízos de acidentes durante o período de execução de obras ou instalação de equipamentos;
  • Sinistro de Seguro Imobiliário Residencial: ocorrência de dano ao imóvel segurado, em razão de incêndio, roubo, explosão, queda de raio, entre outros — a partir da cobertura indicada em contrato;
  • Sinistro de Automóvel: colisão, roubo ou furto, danos a terceiros, quebra de partes do automóvel e causas naturais.

Mas o que fazer quando um bem é sinistrado? Confira como proceder para acionar a proteção do seguro.

Teve um bem sinistrado? Confira o passo a passo para acionar o seguro

Tão logo o segurado tome ciência da ocorrência do evento danoso, ou identifique a expectativa, reclamação ou caracterização do sinistro, ele deve entrar em contato imediatamente com a seguradora. O corretor, que desempenha um papel muito importante na cobertura securitária, também está apto para auxiliar no procedimento de aviso de sinistro.

Após a comunicação realizada, a área de sinistro será a responsável por organizar as informações do caso apresentado, sob a condição de sinistro. Para cada novo caso será realizado um registro no sistema, em um procedimento que contempla toda a documentação necessária e adequada à efetiva análise do processo de sinistro, com o parecer final de sinistro dado pela seguradora.

A partir desse momento o departamento jurídico realiza a análise dos documentos que instruem o processo de regulação de sinistro e, posteriormente, apresenta a conclusão do referido processo.

Importante ressaltar que o prazo para a regulação do sinistro após entrega de todos os documentos é de 30 dias, de acordo com normas da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) — órgão ligado ao Governo Federal que regulamenta o mercado de seguros. Em resumo:

  1. caso necessário para comprovação do sinistro, faça um boletim de ocorrência (B.O.) ou notificação extrajudicial com cópia para seguradora;
  2. se for o caso, reúna testemunhas do sinistro ou agrupe documentos que comprovem o dano causado ao bem assegurado;
  3. realize o aviso de sinistro, que pode ser feito diretamente com o corretor, ou por meio da central de sinistro da seguradora;
  4. a seguradora orientará quanto aos documentos que devem ser apresentados no sinistro e quanto aos prazos para o pagamento da indenização, se este for o caso.

Escolher uma seguradora sólida é um passo importante para que você, ou sua empresa, tenham a proteção garantida.

Separamos algumas dicas para que você acerte nessa decisão!

Como escolher a melhor seguradora?

A escolha de uma seguradora é um ponto importante para a garantia de segurança e tranquilidade, caso aconteça um sinistro. Para isso, é essencial buscar por soluções que atendam ao seu perfil ou ao da sua empresa, além de observar a reputação da seguradora.

Para evitar operações morosas e que prejudiquem o andamento da rotina da seguradora, o cliente deve dar preferência para uma empresa que tenha como característica processos eficientes para emissão de apólices. Isso permite a contratação de um serviço de segurança sem muita demora. Observe algumas outras características:

Além de compreender o que é sinistro, o contratante também deve prestar atenção especial aos detalhes do contrato, garantindo que os pontos de maior preocupação estejam cobertos pela apólice.

Especialmente para uma seguradora que atende ao segmento empresarial, é prioritário ter a garantia de que a seguradora tem saúde financeira para cumprir com suas obrigações e arcar com as indenizações devidas.

Agora você já sabe que sinistro é a ocorrência do risco previsto no contrato, com prejuízo material ao bem assegurado. Gostou do conteúdo? Lembre-se que é importante avaliar a reputação da seguradora antes de fechar negócio.

Para conhecer as soluções que a Pottencial Seguradora oferece para o seu negócio, entre em contato conosco!

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Responder Luiz Antônio Gomes fevereiro 19, 2019 at 10:52 pm

    Matéria importante aos corretores que se dedicam

  • Responder Laura Brandão fevereiro 20, 2019 at 2:49 pm

    Mesmo com 15 anos de experiência na área de seguros, é sempre bom ler artigos tão simples ao entedimento de um leigo. Parabéns!!

  • Responder Onaldo Teixeira Santana junho 13, 2019 at 3:24 pm

    Muito bom, sempre é bom entender de seguros. Tenho curso de Corretor, sai da área já tem uns 17 anos mas tenho Boa experiência de uns 14 anos. Tenho muita vontade de trabalhar em Campinas-SP. Voces tem pontos de vendas aqui?

  • Deixe um comentário

    Scroll Up