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Como criar um funil de vendas focado em venda de seguros?

abril 9, 2019
Tempo de leitura 5 min

Vamos falar um pouco sobre funil de vendas para corretor? Segundo o CNSeg (Confederação Nacional de Seguros), o setor está em crescimento e muitas oportunidades ainda poderão ser aproveitadas pelos profissionais da área.

No entanto, para atrair clientes e aumentar seus resultados, o corretor deve ter um processo de vendas bem estruturado e investir em técnicas de marketing. Isso porque, o mercado é concorrido e o consumidor está cada vez mais exigente e seletivo.

Sabemos que o cotidiano dos profissionais da área é intenso, mas é preciso reservar um pouco do seu tempo para estudar e se planejar. Por isso, preparamos este post com dicas simples e úteis. Acompanhe!

A importância de estruturar um processo de vendas

Vender é uma arte e poucos conseguem dominá-la. De fato, conseguir cativar e convencer alguém a adquirir um produto ou serviço é um talento, mas ele pode (e deve) ser aperfeiçoado dia após dia.

O que queremos dizer é que um planejamento cuidadoso pode ajudá-lo a vencer todas as dificuldades. Aliás, há muitos obstáculos e objeções que podem dificultar a concretização do negócio e quem não estiver pronto para elas, simplesmente não consegue vender seguros.

Estruturar um processo de vendas é, portanto, uma das estratégias mais eficientes para todo profissional que lida com negociação direta com o consumidor. Além de orientá-lo, essa técnica garante resultados interessantes, como:

  • otimiza seu tempo;
  • reduz erros durante as vendas;
  • identifica as ferramentas necessárias para vender mais;
  • aumenta a sua produtividade e seu faturamento;
  • facilita a gestão de vendas e de clientes.

As etapas do funil de vendas para corretor de seguros

Conforme visto, o processo de vendas tem um forte impacto em sua produtividade e pode ajudá-lo a alcançar suas metas em menos tempo e com mais eficiência. Mas, para que isso seja possível, você deve conhecer e entender cada uma das etapas do funil de vendas.

Esse é um dos conceitos essenciais do Inbound Marketing — técnica que se baseia na atração do interesse do cliente em vez de correr atrás dele — e representa o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato até a concretização da venda.

A estratégia é conduzir e acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele conhece o seguro até o fechamento do negócio. Confira!

Prospecção

A prospecção, também conhecida como pré-venda, é a primeira etapa do processo. É nesse estágio que o cliente tem o primeiro contato com o produto e você começa a conhecê-lo melhor, identificando suas necessidades e o seguro ideal.

Qualificação

A qualificação é essencial para os resultados. Afinal, nem todas as pessoas que pesquisam sobre um seguro são clientes em potencial. Por isso, após a qualificação, você define qual consumidor merece passar para a próxima fase do funil.

Apresentação

A apresentação é o momento de entrar em contato com o cliente e apresentar o seguro. A ideia é mostrar a ele que você trabalha com o produto capaz de solucionar seus problemas e trazer mais tranquilidade e segurança ao seu cotidiano.

Maturação

A maturação é a etapa do funil em que a possibilidade de compra começa a ser amadurecida e reforçada no cliente. Ele conhece os benefícios de ter uma apólice e tem certeza de que ela é suficiente para solucionar suas dores.

Negociação

A negociação é a fase em que as questões relacionadas aos valores e demais condições são discutidas. Aqui é preciso muita atenção, pois podem surgir objeções e o corretor de seguros deve estar preparado para justificar, convencer e negociar com eficiência.

Fechamento

Após definir todos os detalhes da contratação do seguro, é hora de assinar o contrato. Na etapa de fechamento a relação entre o cliente e o corretor se torna mais sólida e um vínculo de confiança se formou, o que facilita a fidelização.

Pós-venda

O pós-venda é uma etapa imprescindível para o corretor de seguros. Em geral, esse tipo de produto é contratado e renovado por diversos anos, mas isso depende de um bom relacionamento e da satisfação do seu cliente. Por isso, prestar suporte, sanar dúvidas e continuar à disposição é muito importante.

O papel do CRM no processo de vendas

O CRM (Costumer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software que armazena informações e dados sobre seus clientes atuais e futuros, suas atividades, as tentativas de contato, as negociações, e-mails e diversos outros aspectos.

Trata-se de uma tecnologia que simplifica o processo e ajuda o corretor a gerenciar as etapas do funil de vendas, registrando todos os passos e processos dessa relação. Porém, é válido destacar que o programa não se resume a uma lista de informações, os dados e relatórios são ricos e valiosos e melhoram a produtividade de quem o utiliza.

Mas, na prática, como esse software pode ajudá-lo a executar um processo de vendas mais seguro e produtivo? Entenda alguns de seus benefícios:

  • rastreia e organiza as informações sobre seus clientes;
  • conecta e compartilha informações com outros membros de sua equipe;
  • reúne e facilita o acesso aos e-mails trocados durante o processo;
  • favorece o acompanhamento das etapas do funil;
  • ajuda no pós-venda, já que você tem acesso aos protocolos de atendimento;
  • melhora a satisfação do cliente, que recebe um atendimento personalizado e eficiente.

Enfim, um corretor de seguros inteligente sabe que é preciso aproveitar melhor o seu tempo. Investir em recursos tecnológicos é algo que simplifica suas tarefas e o ajuda a alcançar suas metas com menos esforço e de maneira mais rápida, o que é fundamental para os seus rendimentos.

O que achou do funil de vendas para corretor? Conforme visto, o planejamento é uma etapa essencial para que suas vendas sejam concretizadas. Desde que conhece o produto até fechar o negócio, o cliente percorre um caminho e você precisa entender as etapas desse processo e se preparar para lidar com todos os obstáculos que possam surgir.

Mesmo com os bons resultados alcançados pelo mercado de seguros, um profissional de sucesso sabe que é preciso atrair, engajar e conquistar seus clientes. Por isso, estude e invista na estruturação dessa jornada.

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