Institucional

Os impactos da diversidade na transformação do mercado segurador

21/10/2022
Tempo de leitura 4 min

*por Gabriela Mattar, Diretora de Gente e Cultura na Pottencial

A diversidade ganhou destaque também no setor de seguros, que vem passando por uma transformação e traz mais oportunidades para públicos antes distantes deste mercado, como as próprias mulheres. Na Pottencial, elas já representam 50% da equipe, do administrativo à tecnologia e também ocupam cargos de liderança, como, coordenadoras, superintendentes, gerentes e diretoras.

Para suportar o crescimento acelerado da Pottencial nos últimos anos, a equipe, que hoje conta com mais de 535 Potters – como são chamados os colaboradores internamente – mais que dobrou do início da pandemia até aqui. Se hoje somos uma empresa moderna, tecnológica, que carrega em seu DNA as características das startups, com um modelo inovador e disruptivo de negócio, devemos isso, entre outros fatores, à criação de um ambiente múltiplo e diverso, que dá espaço às mulheres, pessoas com deficiências, pessoas jovens, maduras e de diferentes raças ou orientações sexuais.

Além da nossa própria transformação enquanto empresa, queremos promover a transformação do mercado segurador, com uma mudança na maneira como as pessoas consomem seguros. Nossos esforços estão voltados para a atração e retenção dos talentos verdadeiramente alinhados ao nosso propósito e valores. Queremos ter do nosso lado pessoas que também acreditam nessa transformação e que nos permitam seguir crescendo com robustez e de forma sustentável, ofertando produtos e soluções completas, que levem tranquilidade às pessoas nos momentos mais inesperados.

Estimulamos a construção de um ambiente que permita que os profissionais sejam livres para ser exatamente quem são, sem protocolos engessados ou rígidos. Além disso, nos empenhamos em ofertar benefícios que satisfaçam as principais necessidades do nosso time, como o trabalho híbrido flex, a licença paternidade/maternidade estendida e o auxílio creche ou babá. Os colaboradores contam ainda com ações de bem-estar físico e mental e campanhas de conscientização e incentivo ao autocuidado.

O investimento em formação também é um ponto forte. Temos internamente a Universidade Pottencial, com diversos cursos e treinamentos que estimulam o desenvolvimento dos Potters, além de parcerias com universidades que trazem descontos em formação. Os resultados têm sido positivos e o reflexo disso é conquistamos a certificação Great Place To Work (GPTW) e estamos entre as melhores empresas para se trabalhar.

Mas não só a diversidade e a equidade de direitos e oportunidades precisam ser consideradas pelas organizações que almejam se manter competitivas e atrativas. Em consonância com a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), diversas outras ações estão sendo colocadas em prática na Pottencial, que enxerga a tríade como compromisso com a sociedade e o mercado.

Entre as iniciativas da Pottencial que traduzem o cuidado com o meio ambiente estão a conscientização sobre o uso responsável da água, da energia, a redução no consumo de papel, entre tantas outras. A preocupação com causas sociais também está no DNA do nosso negócio e se traduz em programas como o Potters Voluntários, que une colaboradores que desejam participar de forma efetiva das ações sociais realizadas pela Pottencial, como os programas realizados em parceria com a Junior Achievement MG, com o objetivo de estimular e desenvolver jovens de escolas públicas para o mercado de trabalho.

No que diz respeito ao tópico governança, a Pottencial, prezando pela ética e boas práticas corporativas, se compromete a garantir a transparência e confiança em todas as operações e relações.

A verdade é que os consumidores estão cada vez mais atentos à postura das marcas e as empresas que não transcenderem o discurso, colocando em prática ações que, de fato, impactem as pessoas e o meio ambiente positivamente, não se sustentarão.

Para a Pottencial, que mantém a liderança de mercado com o Seguro Garantia há cinco anos e a vice-liderança com o Seguro Fiança Locatícia há quatro, ser líder é ser exemplo. O mundo está mudando, o setor de seguros está mudando e a Pottencial entende a importância de também estar em constante evolução e transformação para revolucionar, além do mercado, a sociedade.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply