Institucional

B3 e Pottencial Seguradora realizam o 1º registro de Fiança Locatícia junto à Susep

julho 6, 2021
Seguro fiança locatícia
Tempo de leitura 2 min

Seguradora iniciou o registro de apólices de seguro fiança locatícia com o objetivo de atender às exigências regulatórias da Susep

No dia 2 de julho, a Pottencial Seguradora utilizou a plataforma InsurConnect, da B3, para registrar apólices do seu seguro fiança locatícia – Pottencial Aluguel- e atender às exigências regulatórias da Superintendência de Seguros Privados (Susep), tornando-se a primeira seguradora a registrar eletronicamente apólices dessa modalidade de seguro.

“Como a maior insurtech do Brasil, entendemos como essencial essa digitalização do mercado securitário. Estamos dando mais um importante passo em direção ao Open Insurance, um modelo que representará ainda mais agilidade, segurança e transparência para as operações de seguro”, observou o CEO da Pottencial, João Géo Neto.

De acordo com a Circular Susep nº 624/2021, a partir de 2 de agosto de 2021, o registro no Sistema de Registro de Operações passa a ser obrigatório para todas as operações relativas às apólices, certificados e bilhetes dos seguros classificados no grupo de riscos financeiros.

“Iniciamos o registro um mês antes do prazo estabelecido pela Susep, fato que reforça o nosso foco em pioneirismo e inovação. Os investimentos constantes em tecnologia nos permitem estar sempre à frente, buscando a excelência em um mercado extremamente competitivo. Com o registro eletrônico de apólices estamos demonstrando o nosso compromisso com a transparência em todas as operações”, destaca Gibran Silva, Head de arquitetura e TI da Pottencial Seguradora.

O conceito do Sistema de Registro de Operações (SRO) teve início em 2019 e tem como objetivo modernizar o mercado de seguros ao implementar a apólice eletrônica no Brasil e acelerar a digitalização dos contratos de seguros, tornando o processo mais ágil, transparente e com custos menores. A B3 foi credenciada e homologada pela Susep para operar o SRO por meio do seu sistema InsurConnect.

Desta forma, a B3 atua como provedor da infraestrutura para os registros das operações de seguro pelas participantes, garantindo integridade e unicidade das operações registradas, transparência, tratamento de dados em conformidade com a LGPD, redução dos custos de observância dos participantes e sinergia com a infraestrutura existente para o mercado financeiro. “A Pottencial Seguradora mais uma vez demonstra o seu pioneirismo nas atividades relacionadas ao registro de operações de seguros da SUSEP. Estamos muito felizes em novamente proporcionarmos junto com a Pottencial o registro das primeiras apólices de fiança locatícia do mercado segurador brasileiro. Nós da B3 continuaremos auxiliando o mercado segurador a ir cada vez mais longe em seus processos de expansão e aperfeiçoamento, assim como no cumprimento das demandas regulatórias, com eficiência e segurança”, explica Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário