Sem categoria

Pottencial Seguradora completa 10 anos e se consolida como líder no mercado de garantias

maio 29, 2020
Tempo de leitura 4 min

Fonte: CQCS

Publicada em 28/05/2020

Fundada em Minas Gerais, a Pottencial Seguradora acaba de completar 10 anos. Hoje, um dos principais players do Brasil no mercado de seguros, com mais de 200 funcionários, matriz em Belo Horizonte e filiais também em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador, a companhia é reconhecida pela agilidade na emissão de apólices e pelas soluções inovadoras que entregam aos clientes. Mas até chegar ao status atual, passou por diversos desafios, incluindo dois períodos de instabilidade econômica no País, o atual e a crise de 2015/2016, e soube como se aprimorar e entregar as melhores soluções para os seus clientes, sempre como a missão de proporcionar tranquilidade até nos momentos inesperados.

Em entrevista exclusiva ao CQCS, o CEO da seguradora, João Géo Neto, fala sobre a trajetória da companhia e os planos para o futuro. “Completamos 10 anos de atuação no mercado de seguros com uma trajetória de muitos aprendizados e, com eles, conquistas. Ao longo desse percurso, buscamos proporcionar tranquilidade a quem compartilha seus projetos conosco. Acreditamos que relações duradouras são construídas por pessoas que adotam uma postura ética e de transparência”, afirma o executivo.

Ele lembra que, em 2019, a Pottencial Seguradora apresentou crescimento de 3,3% nos prêmios de seguros emitidos, forte crescimento dos prêmios ganhos, com aumento de 20,7% e crescimento de 12,3% no lucro líquido do exercício, apesar do cenário desafiador da economia nacional e do próprio mercado de Seguro Garantia, nosso principal produto, que cresceu 6,3% em 2019.

No ano passado, a empresa apresentou índice combinado de 72%, destacando-se como a 2ª seguradora com o menor índice combinado do mercado, segundo dados da SUSEP.

“Mantivemos nossas operações em todo o território nacional nos ramos de Seguro Garantia, Seguro Fiança Locatícia, Seguro Incêndio, Seguro Riscos de Engenharia, Seguros Riscos Diversos – modalidade Equipamentos, Benfeitorias, Penhor Rural e Responsabilidade do Explorador e Seguro DPVAT. Iniciamos em 2019 dois novos produtos, o Responsabilidade Civil Geral e Compreensivo Residencial”, pontua o empreendedor, completando em seguida: “O ano de 2019 foi muito importante para nós no ramo de Seguro Garantia, onde mantivemos a liderança de mercado nacional, com participação de 19,2% de Market Share, demonstrando nosso comprometimento com os clientes através de um atendimento cada vez mais ágil e focado em tecnologia”.

Na visão do CEO da Pottencial, durante os últimos 10 anos, o mercado passou por grandes transformações, e a empresa que lidera buscou se adaptar aos novos tempos. “Antes, era um mercado pouco voltado para o cliente. Hoje isso evoluiu muito, precisamos atender o cliente da forma que ele escolher, seja por e-mail, WhatsApp, ligação ou pelo nosso portal. Não podemos deixá-lo esperando, porque a experiência do cliente se tornou fundamental”, analisa João Géo Neto.

Além disso, o executivo vê outro fator fundamental para o crescimento da Pottencial no mercado brasileiro de seguros: o corretor de seguros. “Sem o Corretor não estaríamos onde estamos hoje. O Corretor é um parceiro fundamental na nossa trajetória, ele é o elo de ligação entre o segurado e a seguradora”, destaca.

João Géo Neto conta que a Pottencial vem buscando, cada vez mais, entender o que precisa melhorar em seus produtos e processos, ouvir as reclamações e promover a melhor experiência para o cliente. Para isso, vem medindo, em tempo real, o NPS (Net Promoter Score, em inglês, uma metodologia criada em 2003 pela Bain & Company, para mensurar o quão bem as empresas estão lidando com seus clientes ou pessoas com as quais interage).

“De acordo com a necessidade do nosso cliente, criamos novos produtos e desenvolvemos soluções”, conta.

Entre os principais momentos da companhia na última década, o CEO da Pottencial cita o primeiro contrato de resseguro, a chegada à novas praças, a entrada de novos sócios, lançamento de produtos, desenvolvimento de novas plataformas. “E, sem dúvidas, a liderança no mercado de seguro garantia, desde 2017”, enfatiza.

Por fim, ele revela o que espera para os próximos 10 anos: “Vejo a Pottencial com cada vez mais foco no cliente, mais soluções, produtos mais fáceis de serem contratados, sempre pensando no bem-estar das pessoas e na necessidade do cliente, de cada um deles, com um atendimento cada vez mais personalizado”.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up