Notícias

Ministro do Desenvolvimento cobra regime fiscal sustentável

11/11/2015
Tempo de leitura 2 min

Fonte: Valor

O ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, criticou duramente a expansão de gastos públicos nas “últimas duas décadas” e defendeu com veemência uma reforma da Previdência. Ele pediu que o ajuste não se resuma a questões de curto prazo e cobrou um regime fiscal sustentável.

“Temos agora um quadro desafiador. O Brasil precisa reequilibrar sua economia e o primeiro passo nos remete à questão fiscal. Creio que o nosso desafio, mais do que promover um ajuste de curto prazo, é inaugurar um regime fiscal verdadeiramente sustentável “, disse Monteiro, em discurso de abertura do 10º Encontro Nacional da Indústria (Enai), um megaevento com empresários organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Monteiro foi aplaudido pela plateia ao dizer que o ritmo de expansão de gastos, como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), não tem parado de avançar nos últimos 20 anos. E ressaltou a importância de retomar uma agenda de reformas. Ele fez menções específicas a mudanças nas leis previdenciárias e trabalhistas.

“O Brasil precisa promover uma nova geração de reformas da Previdência”, afirmou o ministro. Segundo ele, o déficit previdenciário chegará a R$ 200 bilhões em 2016, quando se somam os regimes público e privado. “Um país tão jovem não pode gastar 10% do PIB com o financiamento de sua Previdência.”

Monteiro reconheceu que há “grandes turbulências políticas”, mas pediu aos industriais “capacidade de construir alianças”. “É hora de deixarmos a radicalização, a arenga e a discussão política para outro plano. Longe de ser motivo de desânimo e abatimento, esse quadro deve nos levar a uma reflexão “.

O ministro também defendeu uma reforma trabalhista para que o negociado prevaleça sobre o legislado.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply