Notícias

4 dicas de Abilio Diniz para ser um empreendedor de sucesso

13/10/2015
Tempo de leitura 3 min

Fonte: Época Negócios

Em seu site e em sua página no Linkedin, o empresário Abilio Diniz publica vídeos curtos, com dicas para empreendedores (ou aspirantes a) e executivos. Os temas são relacionadas ao desenvolvimento de carreira, concretização de um projeto profissional – seja um trabalho em uma grande empresa, seja a abertura de um negócio – e à qualidade de vida.

A seguir, algumas sugestões extraídas dos vídeos de Abilio para ajudá-lo a encontrar as prioridades e agir com assertividade no dia a dia.

1. Identifique e faça o que for adequado em cada fase de um projeto

“Eu sempre falo para os meus alunos, em um projeto, há três fases: a do diagnóstico; a do planejamento; e a da ação. Na primeira, do diagnóstico, temos que entender sobre o que nós estamos falando. O que pretendemos fazer? O que queremos ser? Vamos esgotar todas as informações possíveis sobre aquilo. Com base nessas informações, você vai planejar. Então, na segunda fase, a do planejamento, é quando realmente você monta o projeto. Depois de estar seguro de que é aquilo que quer, então parte para a ação.”

2. A importância de falar não

“Muita gente tem dificuldade de falar ‘não’. Claro que é muito mais legal, mais divertido e mais alegre falar ‘sim’. Mas o ‘não’ precisa ser dito, quando ele é necessário. É sua obrigação dizer não. Sua obrigação é ser claro. Mas existem várias formas de dizer ‘não’. Você pode colocar o ‘não’ de uma maneira muito positiva, até começando pelo contrário, dizendo: ‘Olha, isso poderia ser feito assim, mas na realidade, deve ser feito de outra maneira’. Toda vez que você explica um ‘não’, as pessoas o encaram bem. É um erro muito grande não dizer ‘não’ quando é necessário.”

3. A importância de ter uma vida equilibrada

“A atividade física é um dos pilares onde apoio minha vida. Inicialmente, era um prazer, uma paixão. Com o tempo, passei a encarar a atividade física dentro do meu projeto de longevidade com qualidade. Claro que se você tem um corpo saudável, acostumado à atividade física, e também a uma alimentação saudável e ao controle do sono, isso lhe dá a possibilidade de viver mais com qualidade.”

4. Controle do estresse

“O estrese não se evita. O estresse se controla e se administra. É importante saber mexer com ele – e dá para fazer isso. O grande estresse está sempre dentro de nós mesmos. Somos nós que nos impomos o estresse. Somos nós que nos impomos metas que não podemos alcançar. Somos nós que atribuímos frustrações que não precisaríamos passar. Somos nós que não sabemos lidar com nós mesmos. Uma regrinha fundamental: você só deve se estressar e se incomodar com coisas realmente muito importantes. O que é importante? Compre um caderno de 100 páginas e comece a listar o que é importante e com o que você precisa se estressar. Se pensar bem, vai escrever duas ou três linhas. As coisas importantes da vida, que realmente merecem que você se estresse e prejudique sua saúde por elas, são muito poucas. Se você se der conta disso, vai viver muito mais leve.”

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply