Notícias

Serviços empregaram 12,5 milhões de pessoas em 2013, aponta IBGE

24/09/2015
Tempo de leitura 1 min

Fonte: Valor

O setor de serviços registrou um total de 1,2 milhão de empresas em 2013, com movimento de R$ 1,3 trilhão em receita operacional líquida (receitas brutas, incluindo subvenções, menos impostos e contribuições) e 12,5 milhões de pessoas ocupadas empregadas. Os dados são da Pesquisa Anual de Serviços 2013, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média, cada empresa tinha dez empregados. No total, elas pagavam R$ 254 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações, com um salário médio de 2,3 salários mínimos mensais.

O setor gastou quase metade (49,2%) do valor adicionado (valor que a atividade agrega aos bens e serviços no processo produtivo) sob a forma de gastos com pessoal, os salários representaram 20,2% da receita operacional líquida gerada no setor, enquanto os encargos trabalhistas (Previdência, FGTS, PIS, indenizações, recisões, benefícios) responderam por 30,7% do total dos gastos com pessoal.

Três das sete atividades pesquisadas no setor de serviços dividiram 79,7% da receita operacional líquida: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (28,5%); serviços profissionais, administrativos e complementar es (26,9%); e serviços de informação e comunicação (24,3%). A região Centro-Oeste destacou-se por obter crescimento da receita bruta de serviços (67,7%), da massa salarial (89,0%) e do pessoal ocupado (66,9%) superior ao estimado para as demais regiões.

A Pesquisa Anual de Serviços analisa a estrutura produtiva do setor de serviços não financeiros no país. Além de apresentar dados importantes para se compreender o comportamento do mercado formal de serviços, as informações da pesquisa subsidiam o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply